Gabriel Grossi

 

 

 

Gabriel Grossi é considerado um dos maiores representantes da harmônica da atualidade. Com personalidade, desenvolve caminhos inusitados para a inserção de seu instrumento no rico universo da música brasileira, tendo como principal assinatura o virtuosismo e a emoção.

 

Apesar de jovem, Gabriel tem uma trajetória extensa. Além de carreira solo estabelecida dentro e fora do país, é integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Gabriel foi parceiro frequente do consagrado clarinetista Paulo Moura, com quem atuou por muitos anos.

 

Em 2009, formou seu trio com Guilherme Ribeiro (piano) e Sergio Machado (bateria), com o qual gravou “Horizonte”, álbum preparado na turnê que realizou com o trombonista Raul de Souza. Em 2011 lançou “Zibididi” com o guitarrista Diego Figueiredo, composto por temas autorais. Em 2012, lançou dois trabalhos, “Villa Lobos Popular”, com Amilton Godoy (Zimbo Trio) e “Realejo” com o acordeonista Bebe Kramer. Em 2013 gravou “Urbano”, com temas autorais e uma proposta moderna dentro do universo da harmônica. Em 2015 foi chamado pelo jornalista e produtor francês Remy Kopakopul para fazer a direção músical, produção e arranjos do musical “K Rio K ” em Paris. Em julho gravou o cd “Roda Gingante” do multinstrumentista Arismar do Espírito Santo, e em setembro o disco “Nascente”. Em 2016 lançou com o violonista Felix Júnior o projeto “Nascente”, em homenagem à Guinga e Hermeto Pascoal; além de dar continuidade aos projetos “Urbano”, “Realejo” (com Bebê Kramer),“Villa Lobos Popular (com Amilton Godoy) e “Fole de Boca”. Produziu dois discos em homenagem aos mestres da harmônica: Toots Thielemans e Maurício Einhorn. No projeto “ we do it out of love ”, Gabriel e Alex Rossi reuniram diversos harmonicistas de vários lugares do mundo para essa homenagem e entregaram o CD ao homenageado Toots Thielemans em seu aniversário de 94 anos. Na homenagem “ Viva Mauricio Einhorn ” Grossi e Pablo Fagundes convidaram 26 gaitistas para um CD duplo brindando a obra do mestre. Gravou seu quinto disco com Hamilton de Holanda Quinteto, homenageando Milton Nascimento

 

Com 9 discos lançados, gravações e shows com grandes nomes da música nacional e internacional (Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, João Donato, Dave Matthews, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, entre outros) e diversas turnês ao redor do mundo, Gabriel coleciona um extenso currículo agregando experiência, reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.

 

 


 

 

ATRAÇÕES